terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Rapidinha do dia:

Hunnnn, aquele ali nasceu em berço de ouro!


De onde vem a expressão: Nasceu em berço de ouro?

Ao que tudo indica a expressão vem do inglês, que é normal dizer que “nasceu com uma colher de prata na boca”. Na idade média as colheres eram feitas de madeira, o que significa que pessoas em melhores situações financeiras comem com colheres de prata. Até hoje em alguns países é normal presentear com colher de prata os afilhados no dia do batismo e crisma.

Acontece que já existe um berço de ouro, literalmente.

Tem 24 quilates e está avaliado em R$ 38 milhões.











Foto retirada de: http://www.primeirahora.com.br

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A estética do corpo com o passar dos tempos


O corpo e sua estética vêm mudando com o passar dos tempos, mas onde tudo começou?
E como foi que isso aconteceu?

Bora comigo ver essa evolução do ideal do corpo.


 Pré-história
O primeiro sinal de vaidade aconteceu na pré-história, sim nas cavernas, onde os chefes que normalmente eram os fortes se enfeitavam com garras e dentes dos animais mais ferozes que caçavam, ou seja, já existia a ostentação.
Também foi nessa época que começou a existir a maquiagem, mas não para as mulheres e sim para os homens, na realidade as mulheres não usavam, pois ficavam dentro dos assentamentos batendo um papinho cás zamigas, enquanto os homens iam caçar e pra dar sorte eles cobriam o corpo com uma mistura de graxas e pigmentos coloridos.
Como representação de beleza feminina, a VÊNUS DE WILLENDORF ou MULHER DE WILLENDORF, é uma estatua de aproximadamente 11 cm, que foi feita entre 24.000 e 22.000 A.C., e foi descoberta perto de Willendorf, Austria.
Algumas pessoas acham que quer dizer fertilidade por conta da voluptuosidade dos seios, vulva e barriga. Mas outros pesam que além da referência a fertilidade queira dizer também um elevado status social numa sociedade caçadora, pois se o cara caçava bem queria dizer que ela comia bem, e se ela comia bem ela engordava. E ainda que ela servia como amuleto.

               












                                                                                                                                                               

 Idade Antiga
Foi na Grécia antiga que se teve um olhar diferente e direto do belo estético e foi ai que começou a pintura e escultura com essa temática da beleza ideal e também nasceu a proporção do corpo humano.
No séc.I a.C., um homem chamado Vítruviu definiu as proporções que cada parte do corpo deveria ter.




Mas nessa época a beleza não era procurada no corpo feminino e sim no masculino, sendo ele rico, másculo e grego. Só o homem tinha direito a cidadania.
Só os homens podiam estudar e se exercitar, e faziam isso num ginásio, exercitavam-se para modelar o corpo este que era exaltado e exposto nu nos ginásios. 



As mulheres eram donas de casa, sem poder ser outra coisa, e seus corpos eram cobertos por túnicas até os joelhos enquanto estavam em casa e até os pés para sair.
Foi encomendado a um famoso escultor chamado Praxíteles que fizesse uma estátua da Afrodite, e ele fez uma nua e outra vestida. Como na época só eram feitas estatuas de homens a estátua q ele fez de Afrodite chocou os cidadãos e foi rejeitada. Depois alguns cidadãos de Cnido comprou a estátua e expôs ao ar livre, a Afrodite q ele fez vestida não sobreviveu enquanto a nua é famosa.



As mulheres não podiam ser belas pois pensavam q elas poderiam levar os homens a loucura. Então a beleza feminina era tido como, terrível ou maldição.
O corpo feminino era representado bem próximo ao masculino, poucas curvas braços e pernas fortes, e rosto inexpressivo.
Mas apesar disso tudo, as mulheres reservavam a parte da manhã para rituais de embelezamento, como cuidar do cabelo e do corpo com loções, cosméticos e óleos perfumados. Era belo a mulher ter a pele branca e pálida, para se distinguir das escravas, isso queria dizer que ela não precisava trabalhar ao sol.

Idade Média
Na idade média a higiene e saúde foram abandonados, pois cuidados com o corpo eram considerados pecaminosos,  não se podia ter qualquer preocupação com o corpo pois era considerada uma afronta as leis divinas. Suas obras de artes escondiam o corpo.
As mulheres cobriam o corpo com vestimentas longas e seus cabelos eram escondidos com toucas justas. A beleza era vista como algo angelical.
Mas o que alguns não sabem é que havia sim vaidade, os cabelos eram descoloridos, as sobrancelhas depiladas, a testa era aumentada pela depilação da linha dos cabelos.As mulheres davam beliscões nas bochechas para ficar com ar de saudável e mordiam os lábios para ficarem vermelhos ou rosados.
Na arte os corpos de mulheres nuas ou seminuas eram retratados junto com demônios o que representava o inferno.

Idade Moderna
Com a chegada da idade moderna, surge uma transição, assim no período da Renascença vem com tudo o culto ao físico.
O que era anteriormente pecaminoso agora é novamente explorada, começam a estudar o corpo e a educação física volta as escolas agora como uma educação cortesã. É nessa época que começa a critica ao comer demais, sendo o ideal de corpo contido, refinado e esbelto.
No séc. XVIII a ginástica entra em cena, no inicio da modernidade o ideal de corpo é trabalhado, domesticado e necessariamente coberto.


Idade Contemporânea
Final do séc. XX início do séc. XXI tem-se em alta as modelos a mídia aproveitou e ai começou a divulgação de um corpo ideal, além disso vinculavam o corpo de modelo com sucesso. Ou seja, quem alcançasse esse tipo de corpo teria sucesso na vida, isso é claro com interesses da industria de consumo.
O desejo de ter o “corpo ideal” foi construído segundo os moldes do consumo.













Infelizmente, com a moda de ser magro como modelos acabou transformando-se em doença, como anorexia e bulimia.




Não podemos esquecer que nos anos 95 o corpo das bailarinas do é o tchan, também era muito cobiçado na época como ideal de corpo.


Atualmente o corpo preferido é o conseguido nas academias com musculação. Apesar de todo o papo de saúde algumas pessoas pegam pesado e acabam ficando doente por se exercitar em demasia ou pelo uso frequente de anabolizantes.




Podendo ter também danos psicológicos, pois muitos se acham diminuídos por não conseguirem o “corpo do momento”.
Então é isso galera, foi muito bom fazer as pesquisas e é muito bom sempre saber um pouco mais, e vocês o que acham dessa evolução do corpo ideal de cada época?
Vocês gostariam de voltar em alguma época ou acham que essa é a melhor para se viver neste quesito.
Obrigada a todos!